Saul, primeiro rei israelita |
Com a morte de Saul, sei filho Davi subiu ao trono e reinou de 1000 a 960 a.C. O novo rei conquistou a cidade de Jerusalém e transformou-a na capital do reino. Davi também expandiu as fronteiras por meio de inúmeras guerras, até mesmo contra os filisteus, e fez alianças com as cidades fenícias.
◄ O reinado de Salomão
Replica do Templo de Salomão |
O auge do poder monárquico em Israel deu-se no reinado de Salomão, filho de Davi. Ele reforçou o exército, elevou os impostos e estabeleceu relações comerciais com reinos da Arábia e da África. Foi também durante o reinado que se construiu o primeiro Templo de Jerusalém (ver imagem).
Com a morte de Salomão, por volta de 920 a.C., seu filho Roboão assumiu o reino e manteve a política de altos impostos. A população rebelou-se e reino foi dividido em dois: Israel e Judá (veja mapa). Dez tribos fizeram parte do reino de Israel, que se manteve independente até 722 a.C., quando foi conquistado pelos assírios.
O reino de Judá, tinha a capital em Jerusalém. Foi formado pela tribo de Judá e metade da tribo de Benjamim. Em 587 a.C o reino de Judá foi conquistado pelo rei Nabucodonosor, e parte da população foi levada para Babilônia.
veja também a parte 4!
veja também a parte 4!
Olha eu queria saber porque eles trocaram de juizes para reis?
ResponderExcluirPorque devido ao sedentarismo, os israelitas viram a necessidade de um único governante, um rei.
Excluir"Uma observação: Saul realmente foi o primeiro Rei de Israel, porém, Davi não era seu filho, segundo a bíblia por conta da desobediência de Saul, Deus o afastou do trono de Israel, escolhendo então Davi como sucessor, que reinou em torno de 40 anos.."
ResponderExcluir