domingo, 15 de setembro de 2013

A Civilização Grega - Parte 2 - A origem da civilização

A cultura cretense Grega

As primeiras organizações políticas que apareceram nas ilhas do Mar Egeu eram semelhantes àquelas do Egito antigo e da Mesopotâmia. Na ilha de Creta, por volta de 200 a.C., existiam luxuosos palácios nos quais residiam reis. Os palácios mais importantes se localizavam na cidade de Cnossos.
Os reis cretenses controlavam grande extensões  de terras, onde trabalhavam muitos camponeses. Esses trabalhadores pagavam tributos ao governo na forma de produtos agrícolas. Os escribas encarregavam-se de registrar os tributos recolhidos pelo Estado e arquivar as anotações nos palácios.
Os historiadores não sabem ao certo a origem dos cretenses, mas é certo que eles não eram gregos. Sua escrita ainda não foi decifrada pelos estudiosos.
Por volta de 1450 a.C., os palácios cretenses foram destruídos, provavelmente pelas invasões dos aqueus, um povo indo-europeu. Os aqueus são considerados antepassados dos gregos. A escrita dos aques foi preservada em tabuinhas em cerâmica e decifrada na década de 1950. Ao decrifrá-ça,  os estudiosos descobriram que se tratava de um dialeto grego.

Ruína da "Porta dos Leões", na cidade de Micenas,
construção de cerca de 1300 a.C.

A sociedade micênica 

Micenas, na Grécia peninsular foi uma das mais importantes cidades fundadas pelos aqueus. A sociedade micênica também estava organizada em torno do palácio. O rei e uma aristocracia guerreira mantinham o controle sobre a população dos camponeses. A cidade de Tróia, que aparece no poema Ilíada, de Homero, foi atacada pelos aqueus no século XIII a.C.
Os palácios micênicos foram destruídos em torno de 1220 a.C., mas as razões desse fato ainda não são claras. Nessa mesma época, os dórios estabeleceram-se em Creta e na Grécia peninsular; os jônios e os eólios ocuparam a Grécia continental. Os aqueus, os dórios, os jônios e os eólios, todos povos indo-europeus, deram origem aos gregos.

Veja também a continuação desta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.