domingo, 15 de setembro de 2013

A Civilização Grega - Parte 1 - A origem da civilização

A Grécia atual 

Bandeira da atual Grécia
A Grécia que conhecemos hoje é um país europeu localizado no sul da penísula Balcânica. Por ter relevo montanhoso e clima relativamente seco, apenas um terço do território é ocupado com atividades agrícolas. Os agricultores gregos cultivam principalmente tabaco, algodão, fico, maçã e azeitona, da qual se fabrica o azeite. A Grécia é um dos países europeus mais visitados por turistas estrangeiros, o que faz do turismo uma importante fonte de renda para a população.
No território grego atual, podemos encontrar vestígios da antiga civilização grega, como pinturas, esculturas, vasos ruínas de templos,  teatros e outras construções. A língua falada na Grécia atual, apesar das diferenças, também deriva do antigo grego.

Grécia, um território favorecido pelo mar

Podemos dividir a Grécia antiga em três partes: o sul da Península dos Bálcãs (Grécia Continental), a Península do Peloponeso (Grécia peninsular), um grande número de ilhas no Mar Egeu (Grécia insular) e costa da Ásia menor. Todas estas regiões são circundadas por mares (veja o mapa ao lado).
A partir do século VIII a.C., os gregos se expandiram pelas terras banhadas pelo Mar Mediterrâneo e ocuparam o sul da Itália (Magna Grécia), da França e da Península Ibérica, a região do Mar Negro e áreas do continente asiático.
O litoral grego é formado por um grande número de baías, golfos e portos naturais. Essa característica geográfica explica a importância que a navegação, a pesca e o comércio marítimo tiveram para os antigos gregos.

Veja também a continuação desta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.