segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Índia Parte 1: A civilização Harapense

○ Às margens do Rio Indo


Como a China, a presença de grandes rios foi fundamental para o desenvolvimento da civilização indiana antiga.
A ocupação da Planície Indo-gangética é muito antiga. Alguns arqueólogos afirmam que existem vestígios dessa ocupação datados de 5000 a.C. Da ocupação inicial desenvolveu-se a cultura harapense, localizada às margens do Rio Indo

○ A cultura Harapense

Por volta de 2500 a.C., quando os europeus ainda  viviam em pequenas aldeias, na Índia já existiam imensas cidades, como Harapa e Mohenjo-Daro. Elas se localizavam no Vale do Rio Indo, onde hoje está o Paquistão. A população dessas cidades podia usufruir de sistemas eficientes de fornecimento de água e de coleta de esgotos. Acredita-se que os seus moradores tinham relações comerciais com as cidades da Mesopotâmia e estenderam seus domínios para outras regiões da Índia.
Por quase sete séculos, a cidade de Harapa foi o maior e mais populoso centro econômico do Vale do Indo. Entre 40 mil e 80 mil pessoas podem ter vivido na cidade. Essa cidade era circundada por grandes muralhas e tinham espaçosas avenidas separando seus bairros.

○ A atividade agrícola

Damasco, trigo e ervilha eram cultivados na civilização
harapense.
A Agricultura constituía a base econômica da civilização harapense. Os camponeses cultivavam trigo, cevado, ervilha, melão, damasco, gergelim e outros produtos. Os habitantes do Vale do Indo foram os primeiros cultivadores de algodão, cuja fibras eram usadas para produzir tecidos. As boas colheitas também resultavam da construção de reservatórios de água e canais de irrigação


Veja a continuação:
Índia parte 2: A civilização Harapense




15 comentários:

  1. Eu não consigo achar essa pergunta olha :Em que região se desenvolveu a civilização Harapense

    ResponderExcluir
  2. eu nao consigo encontrar as principais Características da cultura Harapense por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles eram agricultores, cultivavam trigo, cevada, ervilha, damasco melão, etc foram os primeiros a cultivar algodão, o que o levavam a produzir tecidos de alta qualidade.
      Produziram armas como martelo, facas, espadas e flechas, e ainda muitissimas jóias com pedras semipreciosas como jade e turquesa.
      Já a religião, inicialmente os harapenses adoravam uma deusa-mãe, porém, depois de um tempo, começaram a adorar seres místicos como minotauro e unicórnio (*-*)
      Espero ter ajudado, Beijos,
      Adm do Blog

      Excluir
  3. Eu não consigo achar em que cidade se destacarão.

    ResponderExcluir
  4. Nao consigo achar a forma de governo dos harapenses

    ResponderExcluir
  5. Nao consigo achar a forma de governo dos harapenses

    ResponderExcluir
  6. Como constitua a agricultura na cultura harapense?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.