domingo, 6 de março de 2011

O início da Agricultura na América


As primeiras experiencias com a agricultura na América ocorreram nas terras do litoral do Equador e no Atural México, na América do Norte, por volta de 7 mil anos atrás. Os primeiros alimentos cultivados foram feijões de diferentes tipos; pimentões, abóboras, tomate e milho. Na América do sul, as primeiras plantas cultivadas foram a batata, a batata-doce, e a mandioca.
O desenvolvimento agrícola, alterou a vida das comunidades. O cultivo da terra levou os habitantes a adotar um novo modo de vida mais sedentário, diversificou a alimentação e favoreceu avanços técnicos, como as experiências com a seleção e o cruzamento de sementes,
é importante destacar, porém, que a caça e a pesca continuaram sendo praticadas por muito tempo. A agricultura, pelo menos, apenas complimentava as necessidades das aldeias.
  • O sedentarismo
s A permanência dos grupos humanos num mesmo território fez com que as comunidades fossem conhecendo melhor as espécies de plantas e animais dos ambientes em que vivia. Esse conhecimento permitiu-lhes aprender quais plantas devem ser cultivadas e como prepará-las para a alimentação.
Além da agricultura, outro fator que permitou os grupos humanos a se fixarem permanentement: a necessidade de homenagear seus mortos, enterrando os corpos nas proximidades do local de residência. O culto aos mortos, com o passar dos anso, foi se tranformando num ritual respeitado por toda a comunidade, sendo acompanhado de numerosas oferendas, como animais e ornamnetos. Tumbas, urnas funerárias e narrativas orais que chegaram até nós revela a importância dos rituais de homenagem aos mortos na vida religiosa dos antigos habitantes da América.
  • Avanços Técnicos
A prática agrícola possibilitou alguns avanços técnicos, como expêriencias com o cruzamento de plantasm a construção de canais de irrigação e o conhecimento sobre a sucessão das estações do ano.
Todas essas mudanças tiveram como efeito um grande aumento populacional, evidente na expansão do número de povoados. Novos povoamentos surgiram, alguns dos quais chegaram a reunir mais de mil pessoas e onde se construiram templos e pirâmides.
Logicamente essas mudanças variam de região para região. Em algumas áreas da América, como no Mexico e no Peru, a prática da agricultura favoreceu o surgimentos de cidades. porém, em outras a agricultura começou mais lentamente e os habitantes continuaram a viver em pequenos grupos nômades, sobrevivendo da caça, pesca e coleta

Veja também:
China Parte 4: Divisão social chinesa na dinastia Zhou

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É BOM SÓ NÃO É TÃO BOM QUANTO MEU LIVRÃO


    ME AJUDOU MUITO PEÇAS

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito,agora vai dar de fazer meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  6. Além da agricultura que outro fator levou os povos americanos a permanerecem mais tempo em um mesmo lugar

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.