quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fenícia - Parte 1

♪ O território da civilização Fenícia

A cultura fenícia começou a desenvolver-se por volta do século XIV a.C. Os fenícios ocupavam uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do Mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano (Ver mapa). Uma parte do território era muito fértil, onde a população explorava oliveiras, para a produção d azeite de oliva, a agricultura de trigo e o corte de madeiras nobres, como o cedro; a outra parte do território era muito quente e árida, com secas praticamente o ano todo.
As altas montanhas impediam os fenícios de adentrar o continente e, por isso, eles voltaram seus esforços para o mar. O cedro das florestas possibilitou o desenvolvimento de estaleiros para construir embarcações.

♪ As cidades-Estados fenícias

Como as áreas férteis que permitiam a ocupação humana eram muito estreitas e isoladas por montanhas, as cidades fenícias se desenvolveram de modo independente umas das outras, ao longo da costa ou em ilhas do Mar Mediterrâneo. As principais cidades foram as portuárias de Biblos, Sídon e Tiro.
O isolamento geográfico contribuiu para que os fenícios não formassem um estado unificado. Por isso não existiu um reino ou império, mas varias Cidades-Estados independentes que rivalizavam entre si e lutavam contra vizinhos poderosos, como o hititas, os egípcios, os assírios  os babilônicos. Casa cidade-Estado tinha seu próprio rei.
A influência dos fenícios pode ser percebida ainda hoje, como pelas ruínas de suas cidades na costa do Mar Mediterrâneo, visitada por milhares de turistas.

♪ Fenícios: artesãos e comerciantes

comércio fenício
Os fenícios foram grandes artesãos: produziam tecidos, jóias, perfumes, cerâmica decorada, armas, objetos de marfim etc.
Inicialmente, o comércio era feito em caravanas pelo Deserto da Arábia. Compravam lã na mesopotâmia, linho, marfim e pedras preciosas no Egito.
Depois, eles desenvolveram conhecimentos relacionados à navegação, conquistando os mares e tornando-se os grandes navegantes do mundo antigo. Os fenícios eram temidos pelos gregos por suas atividades de pirataria, o que era comum na Antiguidade.
A navegação avançada permitiu aos fenícios cruzar o Mar Mediterrâneo e chegar ao Oceano Atlântico. Foram fundadas colônias na costa da África e na da Espanha, voltadas para o comércio e trocas de mercadorias.

Continuação


Um comentário:

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.