A conquista dos plebeus
Os plebeus começaram a se rebelar contra essa situação de desigualdade. As revoltas possibilitaram inúmeras conquistas, como o estabelecimento das leis escritas e restrições à escravidão por dívidas.
clique para ampliar. |
Observe no quadro ao lado o resultado das lutas plebéias.
Ao longo de quase 200 anos, essas lutas transformaram a sociedade romana, aumentando a participação política da população.
Os escravos, porém, continuaram fora das decisões políticas, pois não eram cidadãos. Também não devemos esquecer que havia plebeus pobres e ricos. A entrada de plebeus ricos no senado e seu acesso às magistraturas levaram à formação de uma nova aristocracia, a nobilitas, formada pelas famílias ricas patrícias e plebeus enriquecidos.
O controle da Península Itálica
Clique para ampliar. |
O início do processo de expansão territorial ocorreu simultaneamente aos conflitos entre patrícios e plebeus. As guerras que os romanos travaram com povos vizinhos tinham por objetivo defender seu território de saques e obter terras para uma população que crescia cada vez mais.
No século IV a.C., Roma controlava o centro da Península Itálica (veja o mapa.). Ao norte, porém, sofria pressão dos gauleses, que saquearam a cidade em 390 a.C. Ao sul, enfrentavam a ameaça das colônias gregas. Mas, no século I a.C., por meio de guerras e acordos políticos, Roma passou a ter controle quase total da península.
Veja também a continuação
Veja também a continuação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.