A vitória macedônica
Os macedônios viviam ao norte da Grécia e eram considerados semibárbaros e estrangeiros pelos gregos. No século IV a.C., o rei Felipe II reorganizou e modernizou o exército macedônico e iniciou a conquista de áreas gregas ricas em minerais.
Debilitadas pelas guerras e divididas per intensas rivalidades, as cidades gregas foram vencidas pelos exércitos macedônicos em 338 a.C. No ano seguinte, as póleis tiveram que se juntas à Liga de Corinto, dominada pelos macedônios. A independência e o esplendor das cidades gregas chegaram ao fim.
O império de Alexandre
Mapa do Império de Alexandre |
Com a morte de Felipe II, assumiu o trono seu filho Alexandre, que ficou conhecido como "o Grande". Uma vez no poder, Alexandre iniciou a conquista do Oriente. Após onze anos de batalhas, seus exércitos dominaram a Pérsia, a Síria, a Palestina, o Egito, a Mesopotâmia e atingiram a Índia.
Nos territórios conquistados por Alexandre, o grego se converteu em uma língua oficial e estimulou a fusão da cultura grega com as culturas do Oriente. Essa fusão deu origem à cultura helenística. O centro do helenismo era a cidade de Alexandria, no Egito, onde havia teatros, um museu e uma vasta biblioteca, a maior da Antiguidade.
Veja também: Cotidiano e Cultura grega antiga
Veja também: Cotidiano e Cultura grega antiga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.