sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cotidiano e Cultura Grego antiga - parte 4 - Mito e Religião na Grécia Antiga

Homens e deuses

Pintura em ânfora grega
A relação dos gregos com seus deuses era diferente da que existe hoje nas religiões cristã, judaica e islâmica, por exemplo. Os fiéis dessas religiões acreditavam em um Deus único, cuja palavra está revelada em livros sagrados: a Bíblia, para judeus e cristãos, o Corão, para os muçulmanos. Além disso, o culto é celebrado em lugares específicos - a igreja cristã, a sinagoga judaica e a mesquita muçulmana.
A religião grega, pelo contrário, era politeísta e não possuíam um livro sagrado. O culto era celebrado em um altar, do lado de fora dos templos. Lá se fazia uma oferenda, em geral o sacrifício de um animal, a um deus. Após abater o animal, queimavam-se certas partes e os sacrificadores comiam o restante.
Na vida privada, os sacrifícios também tinham um espaço importante. Os gregos ofereciam frutos e animais aos deuses, em troca de proteção da família ou da propriedade e por ocasião de viagens. Eles acreditavam ainda que podiam se comunicar com os deuses por meio de sonhos e oráculos.

Deuses protetores das cidades

Cada cidade-Estado grega cultuavam seus deuses e heróis. Os moradores recorriam a eles para pedir proteção ao território. Santuários e templos eram construídos em homenagem aos deuses, e neles se realizavam cultos públicos em determinadas épocas do ano. Eram como se os deuses fossem padroeiros das cidades.
Em grande parte do ano havia festivais que eram verdadeiros acontecimentos religiosos. Procissões precorriam as ruas da cidade, com as pessoas levando objetos e oferendas aos deuses. As competições esportivas também tinham um caráter religioso. Em Olímpia, por exemplo, faziam-se Jogos em homenagem a Zeus.

Veja também a continuação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.