sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cotidiano e Cultura Grego Antiga - parte 3 - Mito e religião na Grécia

A mitologia grega

Deusa Artemis, conhecida por ser uma excelente
caçadora.
Por mitologia, entendemos um conjunto de narrativas que se tratam de deus e heróis. Os deuses gregos assemelhavam-se aos humanos. Como os homens, os deuses viviam em constante conflitos, o que provocava guerras. Mas também faziam amizades, se casavam e tinham filhos.
A principal diferença entre os deuses e os homens era a imortalidade. Os deuses não morriam ao contrário dos seres humanos.

Deuses e heróis

Zeus era o deus principal dos gregos e tinha autoridade sobre todos os demais deuses. Cada deus representava uma força da natureza, um atributo ( como a beleza e a sabedoria), uma profissão ou atividade.
Os deuses também protegiam as cidades. Os gregos acreditavam que todos os deuses moravam no Monte Olimpo.
Outros deuses importantes eram Hera, esposa de Zeus; Poseidon, deus do Mar; Ares, deus da guerra; Afrodite, deusa do amor e da beleza; Atena, deusa da sabedoria.
Os gregos também veneravam heróis. Os heróis eram, em geral, semideuses (filhos de um deus ou uma deusa com um mortal). Eram capazes de feitos impossíveis para os humanos. Teseu, um dos maiores heróis gregos, ficou conhecido ao derrotar o minotauro, um terrível monstro que tinha corpo de homem e cabeça de touro.

Veja também a continuação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.