sábado, 26 de outubro de 2013

A civilização romana - parte 7 - O início do Império Romano

Júlio César e a centralização do poder

Escultura do ano 50 d.C.
representando Júlio César
Um dos principais líderes militares romanos começou a se destacar na região da Gália. Seu nome: Júlio César.
Com grande popularidade, ele soube manipular a situação para formar o Primeiro Triunvirato. Tratava-se de um acordo pelo qual César e outros dois generais romanos (Pompeu e Crasso) comprometeram-se a se auxiliar mutuamente para monopolizar o poder em Roma e nos territórios conquistados.
Com a morte de Crasso, o Triunvato chegou ao final. A disputa pelo poder transformou-se então em verdadeira guerra civil, opondo César e Pompeu. Derrotado sucessivamente e em fuga, Pompeu foi morto no Egito.
Com a vitória, Júlio César foi declarado ditador pelo Senado. Ele fez um governo hábil: anistiou os inimigos, reformou a administração pública e atendeu às demandas sociais.
Apesar da popularidade, em 44 a.C. César foi morto em consequência de uma conspiração liderada por vários senadores que temiam ver nele a volta da monarquia.

Otávio inicia o império

Após a morte de César, formou-se o Segundo Triunvirato, composto dos generais Marco Antônio, Otávio e Lépido, todos aliados de César. Depois de uma luta sangrenta entre exércitos rivais, as tropas do general Otávio venceram as de Marco Antônio. Esse acontecimento marcou o fim da república e início do Império Romano.
No regime implantado por Otávio, o Senado e outras instituições políticas continuaram a existir. Perderam, porém, parte significa tiva de suas funções.
Otávio foi proclamado imperador em 27 a .C. e recebeu do senado várias atribuições, como o direito de vetar medidas aprovadas pelos senadores. Consolidou sua posição de comandante dos exércitos e recebeu o título de Augusto, que dava caráter à sua figura.
A partir do governo de Augusto, os territórios romanos foram reorganizados, as fronteiras foram fortalecidas e povos rebelados foram pacificados. E era o início de um período conhecido por pax romana.

Ditador: Aquele que concentra todos os poderes. Em Roma, esse poder era conferido pelos cônsules a um cidadão em momentos de crise.
veja também a continuação ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.