domingo, 15 de setembro de 2013

A vida dos hebreus - parte 2

A família hebraica era patriarcal, ou seja, o homem tinha autoridade sobre a esposa e os filhos. Apenas nos primeiras tempos se admitia a poligamia, isto é, que um homem tivesse várias esposas.
Ter descendentes era o maior desejo de todos os homens eram ter filhos, pois os filhos eram considerados sinais de bênção. Assim, caso a esposa não tivesse filhos, o marido podia separar-se dela.
Quando um homem casado morria sem deixar filhos, um de irmãos era obrigado a casa-se com a viúva para gerar descendentes do irmão morto.
Moisés com as tábuas da lei, representando o momento
em que Deus entrega as tábuas a Moisés
Os hebreus foram o primeiro povo monoteístas de que se tem conhecimento. Eles elaboraram um pensamento religioso baseado na existência de um único Deus (Javé), criador do universo e da humanidade.
Ao contrário de outros povos, os hebreus eram proibidos de representar seu Deus por meio de pintura ou escultura. Para eles, além de Deus ser grandioso demais para caber em uma imagem, o culto a ídolos era negado por um dos Dez Mandamentos.
O povo hebreu entendia que Deus realiza seu propósito na história por meio das ações humanas. Por isso, ao estabelecer uma aliança com eles, Deus entregou a Moisés, no Monte Sinai, os Dez Mandamentos, aos quais todos os hebreus se comprometiam a observar e a obedecer.
Enquanto o Templo de Jerusalém existiu, os hebreus ofereceram sacrifícios e oferendas a Deus. Com a destruição do Templo, eles passaram a prestar culto apenas nas sinagogas

4 comentários:

  1. gostei mas pode me responder
    os hebreus eram proibidos de representar seu deus por meio de que?

    ResponderExcluir
  2. gostei mas pode me responder
    os hebreus eram proibidos de representar seu deus por meio de que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel Gamer, eles eram proibidos de representar seu deus (Javé ou Jeová) para evitar a idolatria, que seria a adoração a estátuas e imagens ou a deuses que não fossem Jeová. ;)
      Espero que eu tenha ajudado.

      Excluir
  3. Muito bom,espero que continuem com esse site e com esse trabalho.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.