domingo, 19 de agosto de 2012

Egito: Tumbas e Pirâmides (Parte 2)

• As primeiras sepulturas

No início do império, os egípcios costumavam enterrar os mortos em sepulturas cavadas no solo. Colocava-se o corpo do morto em um sarcófago, um tipo de caixão (Ver imagem), que era depositado no fundo de um poço. Após o funeral, fechava-se o poço com pedras para impedir a violação do túmulo. Na parte externa da cova, levantava-se uma cobertura de adobe.
Sarcófago de Tutancâmon, o "faraó menino", que governou
o Egito entre 1347 e 1339 a.C., no Novo Império.

• Pirâmides: uma construção muito trabalhosa

A construção das pirâmides se iniciou no Antigo Império, por volta de 2650 a.C. A primeira foi a piramide em degraus, construída na região de Sacara.
A pirâmide de Sacara inaugurou a era da construção das grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos.
O esforço para construir as grandes pirâmides foi imenso: milhares de camponeses tiveram que ser retirados das lavouras para trabalhar nas obras e cerca de 10 milhões de toneladas de pedras foram usados na construção.
Uma obra tão gigantesca e trabalhosa não voltou a se repetir. As pirâmides construídas depois eram bem menores e muitas delas foram feitas com materiais menos resistentes, como o adobe.
Ao terminar o Médio Imperio, por volta de 1800 a.C., esse tipo de construção já tinha sido abandonado pelos faraós.

• Túmulos no Vale dos Reis

Vale dos Reis
Vale dos Reis é o nome do local onde foram sepultados os grandes faraós do Novo Império, período de maior expansão militar da história antiga do Egito.
O Vale dos Reis se localizava em Tebas, onde hoje está a cidade de Lúxor. As tumbas dessa região eram escavadas nas rochas e se chamam hipogeus.
A obra para construir a sepultura se iniciava com o trabalho dos pedreiros, que escavavam as rochas, formando corredores e câmaras. Em seguida, uma camada de argamassa era aplicada nas paredes da caverna aberta, sobre quais os artesãos desenhavam e esculpiam, em baixo-relevo, a figura do soberano morto.
A entrada das sepulturas era fechada com entulho e detritos para impedir a invasão de ladrões. Apesar disso, quando os arqueólogos iniciaram as escavações no Vale dos Reis, no início do século XIX, a maior parte das tumbas já havia sido saqueada.

Fim!

Veja também:

2 comentários:

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.