domingo, 19 de agosto de 2012

Egito: Tumbas e pirâmides (Parte 1)

• A importância das tumbas e das pirâmides

Pirâmide de Sacara, no Egito
O turismo é hoje uma importante fonte de renda para o Egito. Cerca de 9 milhões de turista visitam anualmente o pais, contribuindo para aumentar a sua receita financeira. Os principais atrativos são as grandes tumbas e pirâmides, além dos museus na cidade do Cairo, a capital  do país.
As pirâmides e outros monumentos foram declarados patrimônio cultural nacional e mundial. Eles representam para o Egito atual as marcas de um passado de milhares de anos, quando poderosos faraós comandavam um grande império.

• As pirâmides de Gizé

As pirâmides eram abrigos que cobriam as tumbas dos faraós no Antigo Império. As mais famosas foram construídas na região de Gizé e são conhecidas pelo nome dos faraós que mandaram construí-las: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Essas pirâmides foram construídas com blocos de calcário e granito, extraídos das pedreiras do Egito e transportados até o local em embarcações pelo Rio Nilo. Erguidas há mais de 4 mil anos, as pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais antigos do mundo.

• A Grande Pirâmide

A Grande Pirâmide, construída no reinado do faraó Quéops, cerca de 2550 a.C., é a maior e a mais antiga delas. Media 147 metros de altura, e alguns dos blocos de pedras usados na construção chegam a pesar 50 toneladas.
A pirâmide de Quéops levou 23 anos para ser construída e empregou cerca de 10 mil trabalhadores. Os instrumentos usados eram muitos simples: martelados para abrir fendas nas pedras, rolos, rampas e trenós de madeira para transportar a pedra até o local da construção.

Veja a continuação desse post:
Egito: Tumbas e Pirâmides (Parte 2)

Um comentário:

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.