sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Egito: A religião e a Escrita

Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, costumavam mumificar as pessoas para conservar o corpo para a eternidade.
A religião: o centro da vida no Egito.
Para os egópcios, tudo o que aconteceu na sua vida diária dependia da vontade dos deuses. Por exemplo, as cheias do Rio Nilo, uma batalha, um período longo de seca, etc.
Os egópcios eram politeístas. O deus principal era Rá, o deus Sol, também chamado de Amon e Aton. Outros Deuses importantes eram ísis, Osíris e Hórus. Os egípcios tambémadoravam os elementos da natureza, como o sol e o Rio Nilo, e o faraó era considerado o filho de Rá.
pode-se afirmar que a crença no Alén foi favorecida e influenciada pela forte presença da natureza no cotidiano dos egípcios. A convicção de que a vida continuava após a morte pode ter sido um reflexo da observação dosciclos da natureza ao longo do tempo e do renascimento da vida silvestre após as cheias do Rio Nilo.
No início, só o faraó e sua família era considerados divinos e imortais. Mias tarde, com a difusão de textos sagrados, antes reservados aos faraós, os rituais funerários ligados á crença na imortalidade estenderam-se à população em geral. A preocupação com a vida após a morte levava as famílias a pagarem um sacerdote para rezar uma prece para o morto, assim, garanti-lhe a vida além-túmulo.

A escrita no Egito
A primeira forma de escrita no Egito foi o hieróglifo. Os sinais dessa escrita representavam idéias e sons. Por exemplo, o desenho de uma cojura representava o objeto coruja e o som m. Era uma escrita muito complexa e demorada, gravada em madeira pedra ou metal. Por causa dessa dificuldade, apenas escribas dos templos tinahm o hábito de usá-la.
A escrita hierática era uma escrita hieroglífica simplificada, usada para escrever textos com um pincel de madeira ou em tiras de papiro.

A escrita demódica, ou popular, apareceu por valta do ano 700 a.C. Era uma escrita mais simples, usada para escrever cartas e textos.
Saber ler e escrever no Egito Antigo era indispensavel para aquele que quizesse seguir uma carreira de funcionário do faraó e ser sacerdote de um templo ou mesmo general do exército.

Veja também:
China Parte 2: As primeiras dinastias

5 comentários:

  1. Gostei do Blog, vou segui-lo. Segues o meu? É mais ou menos de comédia...

    ResponderExcluir
  2. espero que esteja certo porque isso e para trabalho escolar

    ResponderExcluir
  3. espero que esteja certo porque isso e para trabalho escolar

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.