sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Egito: A religião e a Escrita

Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, costumavam mumificar as pessoas para conservar o corpo para a eternidade.
A religião: o centro da vida no Egito.
Para os egópcios, tudo o que aconteceu na sua vida diária dependia da vontade dos deuses. Por exemplo, as cheias do Rio Nilo, uma batalha, um período longo de seca, etc.
Os egópcios eram politeístas. O deus principal era Rá, o deus Sol, também chamado de Amon e Aton. Outros Deuses importantes eram ísis, Osíris e Hórus. Os egípcios tambémadoravam os elementos da natureza, como o sol e o Rio Nilo, e o faraó era considerado o filho de Rá.
pode-se afirmar que a crença no Alén foi favorecida e influenciada pela forte presença da natureza no cotidiano dos egípcios. A convicção de que a vida continuava após a morte pode ter sido um reflexo da observação dosciclos da natureza ao longo do tempo e do renascimento da vida silvestre após as cheias do Rio Nilo.
No início, só o faraó e sua família era considerados divinos e imortais. Mias tarde, com a difusão de textos sagrados, antes reservados aos faraós, os rituais funerários ligados á crença na imortalidade estenderam-se à população em geral. A preocupação com a vida após a morte levava as famílias a pagarem um sacerdote para rezar uma prece para o morto, assim, garanti-lhe a vida além-túmulo.

A escrita no Egito
A primeira forma de escrita no Egito foi o hieróglifo. Os sinais dessa escrita representavam idéias e sons. Por exemplo, o desenho de uma cojura representava o objeto coruja e o som m. Era uma escrita muito complexa e demorada, gravada em madeira pedra ou metal. Por causa dessa dificuldade, apenas escribas dos templos tinahm o hábito de usá-la.
A escrita hierática era uma escrita hieroglífica simplificada, usada para escrever textos com um pincel de madeira ou em tiras de papiro.

A escrita demódica, ou popular, apareceu por valta do ano 700 a.C. Era uma escrita mais simples, usada para escrever cartas e textos.
Saber ler e escrever no Egito Antigo era indispensavel para aquele que quizesse seguir uma carreira de funcionário do faraó e ser sacerdote de um templo ou mesmo general do exército.

Veja também:
China Parte 2: As primeiras dinastias

11 comentários:

  1. Gostei do Blog, vou segui-lo. Segues o meu? É mais ou menos de comédia...

    ResponderExcluir
  2. espero que esteja certo porque isso e para trabalho escolar

    ResponderExcluir
  3. espero que esteja certo porque isso e para trabalho escolar

    ResponderExcluir
  4. Não achei a resposta q tava procurando 😑

    ResponderExcluir
  5. Péssimo, além de vários erros de escrita, n está completo

    ResponderExcluir
  6. Gostei espero que minha filha tire 10 e que esteja tudo certo

    ResponderExcluir
  7. Eu queria saber a relação entre a escrita ea religião egipicia,Mas ótimo artigo

    ResponderExcluir
  8. eu nem lir mais tenho que fazer uma pesquisa da escolar



































    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.