- Terra entre rios
Graças à irrigação, as aldeiras na Mesopotâmia produziam mais alimentos do que consumiam. O excedente era distribuído por um governo centralizadp, que empregava fucionários e trabalhadores especializados para manter funcionando o sistema de canais de irrigação, e cobrar impostos.
Às margens do rio Tigre e Eufrates formaram-se então várias cidades, habitadas por milhares de pessoas. Nestas cidades os moradores praticaram a agricultura, densevolveram estudos de astronomia e de matemática e criaram o primeiro sistema de escrita da histótia: o sistema cuneiforme
- Pessoas livres e escravas
Na Mesopotâmia, os escravos constituíam um minoria. Era prisioneiros de guerra ou, em alguns casos, pessoas livres livres que tinham se vendido, ou sido vendidas por suas famílias, para mercadores de escravos.
- Uma religião com muitos deuses
Para os mesopotâmicos, os deuses eram semelhantes aos seres humanos, com a diferença que eram poderosos e imortais. Eles casavam, tinham filhos, ficavam tristes zangados, e podiam ser cruéis, invejosos ou caridosos.
Os Templos representavam a moradia dos deuses na Terra. Normalmente era construídos uma torre de escadas chamada zigurate ("prédio alto"). Nas salas dos templos, os sarcedotes realizavam diferentes rituais religiosos: Sacrifício de animias, práticas mágicas e oferenda de estátuas aos deuses.
- As grandes contribuições da Mesopotâmia
• Os primeiros resistros escritos
Os registros escritos mais antigos foram encontrados em ruínas de um templo na cidade de de Uruk, onde hoje se encontra o Iraque, com data aproximada de 3200 a.C. Esses regitros eram sinais que representavam um som ou uma ideia. Cada sinal, gravado na argila úmida com a ponta de um estilete de virme, tinha a forma de cunha. Por isso esse sistema de escriata foi denomidado de cuneiforme.
Os textos em escrita cuneiforme mais importantes descobertos foram os da biblioteca de Nínive, a aintiga capital da Assíria, situada no norte da Mesopotâmia. Nas escavações, os arqueólogos encontraram textos religiosos, estritos sobre astronomia, além de obras literárias de mais de 2.500 anos.
A escrita Cuneiforme evoluiu lentamente a partir de imagens de objeitos. Inicialmente, a escritra era pictográfica, ou seja, representava objetos, animais e pessoas, entre outras coisas. Com o tempo, os desenhos ficaram mais simples e passaram a representar ideias e sentimentos. Por exemplo, os sinais que significavam pássaro ao lado dos sinais de significavam ovo, designavam a ação de dar à luz. Esse tipo de escrita se chama ideiográfica.
- A astronomia
As grandes realizações dos mesopotâmicos na astronomia foram: a previsão de eclipses do Sol e da Lua; a elaboração de um calendario lunar de 12 meses, sendo que a cada quatro anos era acrescido um mês para o calendário lunar para coincidir com as estações do ano.
Os estudos astronômicos feitos pelos mesopotâmicos se desenvolveram paralelamente com a agricultura, pois para planejar a semeadura e a colheita, por exemplo, era necessário um calendário.
Os progressos na astronomia e na agricultura fora possibilitados pelos conhecimentos matemáticos que os mesopotâmicos também desenvolveram. Eles aprederam a calcular a aréa dos terrenos, criaram um sistema sexagesimal completo, que depois combinaram com um sistema decimal, montaram um sistema de peso e medidas e produziram modelos de problemas de geometria e aritmética, que eram solucionados com fórmulas mastemáticas
Legal!!!!!!!
ResponderExcluir=D
ExcluirGoooosteii mt boom mesmo! Ajudou bastante!
ResponderExcluiraaaaammmmmmmmmmeeeeeeeiiiiiiiiiii
ResponderExcluirMe ajudou e muitoo!! amei muito bom mesmo!!
ResponderExcluir