terça-feira, 8 de outubro de 2013

Em foco: O corpo na Grécia antiga e no mundo atual - parte 2

A beleza dos atletas olímpicos

Coroa de Louros
Os jogos olímpicos gregos eram realizados em homenagem a Zeus, o mais importante deus de toda a Grécia. A data que se considera como o início dos jogos é de 776 a.C., quando os nomes dos vencedores passaram a ser registrados. No entendo, as competições olímpicas eram bem mais antas, surgiram antes mesmo do ano 1000 a.C.
O torneiro considerado inaugural realizou-se na cidade grega de Olímpia. O atleta vencedor foi Coroebus, que recebeu como premio uma coroa de louros e a admiração do público. Depois disso, a competição passou a ser celebrada a cada 4 anos, momento em que as cidades interrompiam as guerras para participar dos jogos.
Apenas os homens disputavam as provas olímpicas, e os vencedores, como Coroebus, eram premiados com uma coroa de louros. As mulheres promoviam uma competição à parte, a Herae. Realizado na cidade de Argos, o torneiro feminino eram uma homenagem a Hera, esposa de Zeus.
Para os gregos, os atletas expressavam a coragem e a beleza física dos homens, com formas maravilhosas, com habilidade impressionante, com força invencível, cidadãos de bom caráter e capazes de proteger a cidade.
Hércules, cópia romana em mármore
do original grego do século
V a.C. Os artistas esculpiam os
heróis lendários como homens
de grande beleza e força física.
Como naquela época, os atletas modernos representam o ideal grego da beleza e cidadania. Hoje, quando um atleta sobe ao pódio para receber a medalha e a coroa de louros, não é só o atleta que está sendo premiado, mas o próprio país que ele representa.

A beleza dos heróis

Como os atletas, os heróis dos mitos gregos também representavam o ideal de beleza, força e coragem daquela época.
Para os gregos, os heróis podiam ser personagens de histórias épicas ou, na maior parte dos casos, semideuses, nascidos da união de um deus com um mortal.
O heróis Hércules, filho de Zeus com a mortal Acmena, reunia as qualidades valorizadas pelos gregos: era forte, corajoso e astuto. Sua fama veio dos doze trabalhos que foi obrigado a realizar como punição por ter matado os próprios filhos num momento de loucura.

Os novos heróis

As histórias em quadrinhos e meios de comunicação modernos também produzem inúmeros heróis. Muitos deles são imáginarios, como o Homem-Aranha; outros são figuras reais, como o piloto brasileiro Ayrton Senna ou o norte-americano Michael Jordan, que foram mitificados pela propagando em seus países.
Exemplos de super-heróis modernos.
Algumas qualidades dos novos heróis são semelhantes às dos antigos heróis gregos: corpos atléticos, grande habilidade, determinação e coragem. Outras qualidades, porém, não eram valorizadas nos heróis daquela época, como a preocupação com o bem comum. Édipo, Hércules e outros heróis gregos cometeram atos violentos, que são condenados nos heróis modernos.

Fonte: Projeto Araribá História - 6º ano - 2ª edição. São Paulo, Moderna 2007. Páginas 178-181.

Veja também: O milho, da América para o mundo

Um comentário:

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.