quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A civilização Romana - parte 9 - A cultura romana

A produção intelectual

Os romanos escreveram vários tipos de obras literárias: livros de história, romances, cartas, tratados de filosofia, retórica e religião, além de poesia e peças de teatro. Grande parte desses textos, escritos em latim, foi produzida pela elite. É o caso de Virgílio (70-19 a.C.), autor do poema épico Eneida, e de Ovídio (43 a.C. - 18 d.C.), que escreveu Arte de Amar, espécie de manual que ensina como o homem deve proceder para conquistar o amor de uma mulher.
Conhecido na época como Anfiteatro Flávio, o Coliseu
foi construído no século I d.C., com a capacidade para 50
mil pessoas. Na arena do Coliseu eram realizados diversos
tipos de espetáculo, mas os combates com gladiadores
eram os mais apreciados.
Na área de história, os romanos escreveram sobre a cidade de Roma e seu império. OS principais autores nesse campo foram Salústio, Titio Lívio, Tácito E Suetônio. Algumas pessoas ricas e governantes patrocinavam o trabalho de poetas e historiadores.

Diversão e Cultura

Todos os moradores de uma cidade do Império Romano podiam contar com uma variedade de divertimentos. Destacavam-se os banhos públicos e espetáculos como as corridas de quadriga, as lutas de gladiadores e o teatro.
O prazer maior, contudo, estava nas corridas e nas lutas entre gladiadores, em geral escravos ou condenados. Desses espetáculos participava toda a sociedade, desde o magistrado principal até o mais humilde cidadão. Nas cidades, organizavam-se grupos rivais que torciam por um ou outro grupo de gladiadores ou condutores de bigas e quadrigas.

Retórica: Arte de falar bem; conjunto de regras para produzir um bom discurso.
Poema épico: Tipo de narrativa centrada nas ações de heróis e em acontecimentos extraordinários
Quadriga: carro puxado por quatro animais.

..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.