terça-feira, 22 de outubro de 2013

A civilização Romana - parte 3 - A república romana

Nova ordem política

Com a queda dos reis etruscos, o governo de Roma passou a ser uma rés pública, que em latim significa coisa pública. No período republicano, o Estado era considerado bem público, administrado pelos cidadãos.
Na república romana, porém, nem todos os cidadãos tinham o mesmo poder político. O poder maior passou a ser exercido por dois cônsules, escolhidos pelos patrícios no Senado. Eleitos para o mandado de um ano, os cônsules eram auxiliados pelos magistrados, pelo Senado e pelas assembléias.
Durante a república, havia em Roma três tipos de assembléia:
Esquema mostra os principais magistrados de Roma. (clique para ampliar.)
  • Assembléia por tribos: os cidadãos eram divididos pelo local de origem ou  de residência.
  • Assembléia por centúrias: divisão dos cidadãos de acordo com a riqueza e a participação no exército.
  • Assembléias da plebe: formada apenas por plebeus.
As mulheres e os escravos não faziam parte de nenhuma assembléia, pois não tinham o direito de participar das decisões políticas de Roma.
Os patrícios elegiam os magistrados e os senadores e podiam ser eleitos ara esses cargos. já os plebeus elegiam os magistrados, mas não podiam ser candidatos. Dessa forma, apenas os patrícios se revezavam no poder e os plebeus ficavam excluídos. Essa situação gerou grande descontentamento dos plebeus.

A luta entre plebeus e patrícios

Patrícios e plebeus participavam da vida pública de Roma, mas de maneira diferente. O voto nos comícios por centúrias em Roma era censitário, ou seja, de acordo com a posição da pessoa no censo, a lista de cidadãos.  Quando mais rico o cidadão, mais valia seu voto. Isso tirava o peso dos votos de muitos pebleus e fazia com que os patrícios controlassem as eleições dos magistrados.
Era possível observar a desigualdade entre patrícios e plebeus até na guerra. Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados dos inimigos, que incluíam escravos e terras. A divisão do espólio  era feita de acordo com a posse de armas. Como os patrícios detinham os melhores armamentos, ficava com a maior parte do espólio.
Muitos pebleus, em geral pequenos proprietários rurais, eram convocados para a guerra em plena época de plantio e colheita. Ao voltar da guerra, viam-se obrigados a contrair empréstimos, usando sua propriedade como garantia. Conforme a lei, os plebeus que não conseguissem pagar suas dívidas e resgatar sua hipoteca perdiam suas propriedades e sua liberdade, tornando-se escravos.

Espólio: Bem ou riqueza pilhada de alguém; bem deixado por uma pessoa antes de morrer.
Hipoteca: Ato de oferecer um bem, geralmente imóvel, como garantia de pagamento de uma dívida contraída.


Veja também a continuação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.