segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hebreus parte 2 - A Terra Prometida

► As doze tribos de Israel

A posse de Canaã foi lenta e difícil, pois os hebreus tiveram de enfrentar os povos que já habitavam o território. À frente das tribos de Israel, Josué cruzou o Rio Jordão e conquistou primeiro as cidades de Jericó e Ai. Depois, derrotou uma aliança de cidades do Sul lideradas pelo rei de Jerusalém e tomou as cidades localizadas nas montanhas e planícies de Judá. Por fim, derrotou a aliança das cidades do Norte.
 A maior parte das terras de Canaã passou então para o domínio dos israelitas. De acordo com a Bíblia, coube a Josué dividir a região entre as doze tribos em que estavam organizados os descendentes de Israel e delimitar as fronteiras (veja mapa). 
Os levitas, descendentes de Levi, que era um dos filhos de Israel, ficaram responsáveis pela vida religiosa, pelas cerimônias, pelos sacrifícios rituais e pelos utensílios usados nos cultos. Assim, na área que cada tribo recebeu, os levitas receberam cidades nas quais passaram a habitar.
As tribos formaram uma confederação que não tinha capital ou exército permanente. 
A cidade de Jerusalém foi escolhida para sediar o santuário no qual uma vez por ano todo o povo deveria se reunir para prestar culto ao seu Deus.
Em épocas de conflitos internos e ataques inimigos, surgiam líderes chamados "juízes".

► O período dos Juízes

Samuel e Sansão
Nos primeiros séculos em que os hebreus habitaram Canaã, cada tribo era liderada por um chefe político e militar, em geral, patriarca da família mais importante. Alguns indivíduos tinham maior autoridade e eram chamados de "juízes". Esses juízes eram responsáveis pela resolução dos conflitos internos e pela organização da defesa militar contra ataque de povos vizinhos. Passado o momento da crise, o juiz deixava de atuar e as questões voltavam a ser resolvidas pelos anciãos em cada tribo.
Entre os juízes destacaram-se Sansão e Samuel (ver imagem). De acordo  com o relato Bíblico, a força física de Sansão foi fundamental na defesa do território contra os filisteus, já que o inimigo era militarmente mais equipado que os israelitas. Samuel foi o último juiz de Israel e quem convocou a assembléia que escolheu o primeiro rei: Saul

Veja também a parte 3!

Um comentário:

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.