segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hebreus parte 1 - A Terra prometida

☼ A origem dos hebreus

A principal fonte histórica para o estudo do povo hebreu são os cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco (ver imagem). 
Segundo a Bíblia, Abraão era um velho pastor nômade que vivia na Mesopotâmia com sua família. Um dia, Deus o chamou e mandou que ele partisse dali com todos todos os membros de seu grupo e bens e fossem à procura de uma terra onde houvesse pastagens melhores para seu rebanho. Isso aconteceu, segundo estudiosos, por volta de XVIII a.C. Então, Abraão partiu para a Palestina (chamada de Canaã), em busca da Terra Prometida.
Uma vez estabelecidos nessa terra, os hebreus continuaram como pastores nômades, organizados em grupos familiares, chefiados por anciãos que receberam o nome de patriarcas. Os primeiro patriarcas foram Abraão, seu filho Isaac e Jacó, filho de Isaac, que teve seu nome mudado para Israel. Os descendentes de Jacó passaram a ser chamados de israelitas.

☼ A transferência para o Egito

Ainda segundo a Bíblia, um período de seca prolongado obrigou Israel e seus descendentes a emigrar para o Egito, na época governado por um povo estrangeiro, os hicsos.
Enquanto durou o domínio dos hicsos, os hebreus desfrutaram de prosperidade. Mas, depois que os egípcios expulsaram os invasores e reconquistaram o poder, os hebreus foram acusados  por eles terem colaborado com o invasor estrangeiro e foram transformados em escravos.
Por volta do ano de 1220 a.C., surgiu a figura de Moisés, filho de hebreus criado pela filha do faraó, que dizia ter sido orientado por Deus para livrar seu povo da escravidão no Egito e conduzi-lo de volta à Terra Prometida.
De acordo com a narrativa bíblica no livro de Êxodo (em grego, "saída"), a libertação dos hebreus foi precedida de muitos sinais, conhecidos como "as dez pragas do Egito".
Durante quarenta anps Moisés conduziu o povo em direção à  Terra Prometida, atravessando o Deserto do Sinai (veja o mapa). Ao chegar aos limites do Canaã, Moisés morreu e a liderança do povo foi assumida por Josué.

Veja também a parte 2!

2 comentários:

  1. Gostei! Apesar de bem resumido mas, cronologicamente correto. para quem não conhece esta história fica um pouco perdido nos pormenores. Aconselho para os que desconhecem que pesquise na bíblia,vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Texto Maravilhoso, Parabéns!!!
    Perfeito para o meu Trabalho de História do Direito.
    Obrigada.
    At: Núbia Martins.

    :)

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.