terça-feira, 21 de agosto de 2012

Índia parte 4: Período Védico

♂ A evolução Religiosa

Principais divindades hindus: Vishnu, Brahma e Shiva
A antiga religião ariana estava fortemente relacionada às forças da natureza, como os ventos, o fogo e as tempestades. Acreditava-se que os deuses eram como humanos, que se alegravam diante de presentes e se entristecem diante do desprezo.  Por isso ao solicitar um favor entre eles, como uma boa colheita ou a cura de uma doença, os árias costumavam fazer sacrifícios para recompensar os feitos divinos. O sacrifício podia ser a oferta de ouro, bebidas e o sacrifício de animais.
Por volta do século VII a.C., mudanças importantes passaram a ocorrer na religião ariana. Apesar de as divindades védicas terem sido mantidas, introduziu-se a ideia de um deus total, Brahma (ver imagem ao lado), que abrangeria todo o universo. Outra mudança foi o surgimento de uma teoria para justificar o sistema de castas. Na explicação dos religiosos, a alma humana passaria por várias vidas e encarnações até liberta-se do sofrimento e atingir o moksha, o estágio da libertação final.

♂ O Carma e a filosofia hindu

A crença na reencarnação continha a ideia do carma, ou seja, de que o universo seria regido por uma lei imutável, que determinava a sucessão de nascimentos e mortes pelos quais o ser humano teria de passar. Assim, o tipo de vida que cada pessoa teria seria determinado pelas ações que praticou nas anteriores. A libertação do carma só seria possível se o indivíduo trilhasse alguns caminhos em sua vida:
Práticas do hinduísmo
• O caminho do conhecimento, buscando perceber o mundo como ele realmente é, superando as ilusões criadas pela ignorância.
• O caminho da ação, que implica aceitar o sofrimento e renunciar aos desejos materiais.
•O caminho da santidade individual, percorrido por meio da meditação, das orações e da prática de ioga.
      Por essa explicação, o indivíduo comum tinha de aceitar a sua condição social no sistema de castas. Aceitando pacientemente o sofrimento, meditando e renunciado aos desejos materiais, o indivíduo podia alcançar a pureza, e no final do carma, selaria para sempre sua união com o deus Brahma.
A crença num ser eterno e absoluto, o Brahma, e na existência de um estágio final de purificação da alma constitui a base do hinduísmo, religião predominante da Índia nos dias atuais.

FIIM!!
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.