sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Arte Rupestre - Parte 2

♣ Como as pinturas eram feitas?

As figuras que compõem a arte rupestre parietal, ou seja, nas paredes de rochas são basicamente de dois tipos: pinturas  e entalhes na pdra. Essas figuras eram feitas tanto no interior de caverna quanto ao ar livre.
Inicialmente, as cores usadas para pintar era marrom, vermelho e amarelo. Elas eram obtidas do mineral ocre, que era socado até virar pó e depois misturado à argila. A cor era aplicada com o uso de dedos ou de cerdas; Em seguida, passava-se banha (gordura) de animal para fixar o desenho à parede da rocha.
O preto vinha do carvão. Mais tarde, além do ocre, a tinta passou a ser extraída de plantas, obtendo-se outras cores.

♣ O significado das figuras rupestres

Desde a descoberta das primeiras figuras rupestres até os dias de hoje, não se sabe o que elas representavam ou para que serviam. Há muitas hipóteses sobre o significado que elas tinham, mas nenhuma certeza.
Logo que ocorreram as primeiras descobertas da arte rupestre, em 1879, a primeira explicação que se elaborou afirmava que as imagens representavam uma forma de arte sem significado específico ou função.
No início do século XX, difundiu-se a hipótese de que as figuras estavam ligadas a rituais mágicos de caça. Esses rituais  eram realizados para que a caça fosse abundante e os caçadores pudessem pegar um grande número de animais.
A partir da década de 1960, elaborou-se uma nova explicação. Segundo a nova visão, os animais desenhados nas grutas simbolizavam o mundo masculino e o feminino em que se dividia o universo. As grutas com arte rupestre seriam santuários, onde os seres humanos realizavam rituais religiosos.

O tópico "Arte Rupestre" acaba por aqui. 
Veja também:

Um comentário:

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.