sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Arte Rupestre - Parte 1

♣  A arte é uma expressão da nossa humanidade

Em 1879, foram descobertas pinturas rupestres no interior da gruta de Altamira, na Espanha. Ninguém, na época, acreditou que aquelas fabulosas gravurar coloridas fossem autenticas.
O que explica essa descrença? Primeiro, achava-se que o homem primitivo era como um animal. Não seria capaz, portanto, de produzir arte. Em segundo lugar achava-se na época que a arte era uma forma de expressão das culturas mais complexas, e apenas pessoas letradas e refinadas seriam capazes de produzi-la.

♣ A evolução na arte pré-histórica

As figuras rupestres, ou seja, feita sobre pedras, marcaram o nascimento da arte pre-histórica. As primeiras figuras rupestres eram esboços de animais e foram feitas a cerca de 30 mil anos atrás.
Por volta de 17 mil anos atrás, já se utilizavam técnicas mais aprimoradas de pintura e se produziam figuras mais elaboradas, mas sem proporção.
Aproximadamente 5 mil anos mais tarde, as imagens já tinham definição, forma e volume, ganhando realismo e proporção.
Por volta de 10 mil anos atrás. as figuras deixaram de representar apenas animais, como cavalos, bisões, renas e mamutes, além de animais alvejados por flechas. Elas passaram a mostrar também cenas do cotidiano de guerras.

Um comentário:

  1. Em 1879, foram descobertas pinturas rupestres no interior da gruta de Altamira, na Espanha. Ninguém, na época, acreditou que aquelas fabulosas gravurar coloridas fossem autenticas.
    nossa humanidade
    e nos todo o mundo

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.