sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mesopotâmia: o berço da civilização

  • Terra entre rios
Mesopotâmia, em grego, significa "entre rios". Esse nome foi dado pelos antigos gregos ao território situado entre os rios Tigres e Eufrates, onde hoje localizam o Iraque e o Kuwait. É uma área de montanhas e desertos, que tem um clima seco e quente na maior parte do ano. Por essa a razão, há registros da construção de sistemas de canais, dede o Neolítico, para conduzir as águas dos rios para as terras mais distantes e árias.
Graças à irrigação, as aldeiras na Mesopotâmia produziam mais alimentos do que consumiam. O excedente era distribuído por um governo centralizadp, que empregava fucionários e trabalhadores especializados para manter funcionando o sistema de canais de irrigação, e cobrar impostos.
Às margens do rio Tigre e Eufrates formaram-se então várias cidades, habitadas por milhares de pessoas. Nestas cidades os moradores praticaram a agricultura, densevolveram estudos de astronomia e de matemática e criaram o primeiro sistema de escrita da histótia: o sistema cuneiforme

  • Pessoas livres e escravas
Na Mesopotâmia, havia dois grupos principais: o das pessoas livres e a dos escravos. A população livre, com direitos de cidadãos, formavam o grupo mais numeroso. Mas entre eles existiam muitas diferenças sociais: incluía os artesões, os criadores de gado, os escribas, as camponeses e as pessoas mais ricas, que formavam a aristocracia. Faziam parte desse grupo mais rico, os altos funcionários do palácio, o rei e dua família, os sarcedotes, os grandes comerciantes e os generais.
Na Mesopotâmia, os escravos constituíam um minoria. Era prisioneiros de guerra ou, em alguns casos, pessoas livres livres que tinham se vendido, ou sido vendidas por suas famílias, para mercadores de escravos.
  • Uma religião com muitos deuses
Os mesopotâmicos era politeístas, ou seja, cultuavam muitos deuses. Entre eles se destacavam An, deus do céu; Enlil, deus do ar; Enki, deus da água; e Ninhursag, deusa da terra.
Para os mesopotâmicos, os deuses eram semelhantes aos seres humanos, com a diferença que eram poderosos e imortais. Eles casavam, tinham filhos, ficavam tristes zangados, e podiam ser cruéis, invejosos ou caridosos.
Os Templos representavam a moradia dos deuses na Terra. Normalmente era construídos uma torre de escadas chamada zigurate ("prédio alto"). Nas salas dos templos, os sarcedotes realizavam diferentes rituais religiosos: Sacrifício de animias, práticas mágicas e oferenda de estátuas aos deuses.
  • As grandes contribuições da Mesopotâmia
Na Mesopotâmia, a atividade religiosa favoreceu o desenvolvimento das ciências. Isso porque foi principalmente nos templos religiosos que os mesopotâmicos desenvolveram a escrita e a astronomia, as áreas em que eles mais se destacaram.
• Os primeiros resistros escritos
Os registros escritos mais antigos foram encontrados em ruínas de um templo na cidade de de Uruk, onde hoje se encontra o Iraque, com data aproximada de 3200 a.C. Esses regitros eram sinais que representavam um som ou uma ideia. Cada sinal, gravado na argila úmida com a ponta de um estilete de virme, tinha a forma de cunha. Por isso esse sistema de escriata foi denomidado de cuneiforme.
Os textos em escrita cuneiforme mais importantes descobertos foram os da biblioteca de Nínive, a aintiga capital da Assíria, situada no norte da Mesopotâmia. Nas escavações, os arqueólogos encontraram textos religiosos, estritos sobre astronomia, além de obras literárias de mais de 2.500 anos.
A escrita Cuneiforme evoluiu lentamente a partir de imagens de objeitos. Inicialmente, a escritra era pictográfica, ou seja, representava objetos, animais e pessoas, entre outras coisas. Com o tempo, os desenhos ficaram mais simples e passaram a representar ideias e sentimentos. Por exemplo, os sinais que significavam pássaro ao lado dos sinais de significavam ovo, designavam a ação de dar à luz. Esse tipo de escrita se chama ideiográfica.

  • A astronomia
Para os mesopotâmicos, os astros celetes eram sinais da vontade e dos avisos dos deuses. Essa crença os levou a observar e a estudar as estrelas, os planetas e os demais corpos celestes.
As grandes realizações dos mesopotâmicos na astronomia foram: a previsão de eclipses do Sol e da Lua; a elaboração de um calendario lunar de 12 meses, sendo que a cada quatro anos era acrescido um mês para o calendário lunar para coincidir com as estações do ano.
Os estudos astronômicos feitos pelos mesopotâmicos se desenvolveram paralelamente com a agricultura, pois para planejar a semeadura e a colheita, por exemplo, era necessário um calendário.
Os progressos na astronomia e na agricultura fora possibilitados pelos conhecimentos matemáticos que os mesopotâmicos também desenvolveram. Eles aprederam a calcular a aréa dos terrenos, criaram um sistema sexagesimal completo, que depois combinaram com um sistema decimal, montaram um sistema de peso e medidas e produziram modelos de problemas de geometria e aritmética, que eram solucionados com fórmulas mastemáticas


5 comentários:

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.