- Terra entre rios
Graças à irrigação, as aldeiras na Mesopotâmia produziam mais alimentos do que consumiam. O excedente era distribuído por um governo centralizadp, que empregava fucionários e trabalhadores especializados para manter funcionando o sistema de canais de irrigação, e cobrar impostos.
Às margens do rio Tigre e Eufrates formaram-se então várias cidades, habitadas por milhares de pessoas. Nestas cidades os moradores praticaram a agricultura, densevolveram estudos de astronomia e de matemática e criaram o primeiro sistema de escrita da histótia: o sistema cuneiforme
- Pessoas livres e escravas
Na Mesopotâmia, os escravos constituíam um minoria. Era prisioneiros de guerra ou, em alguns casos, pessoas livres livres que tinham se vendido, ou sido vendidas por suas famílias, para mercadores de escravos.
- Uma religião com muitos deuses
Para os mesopotâmicos, os deuses eram semelhantes aos seres humanos, com a diferença que eram poderosos e imortais. Eles casavam, tinham filhos, ficavam tristes zangados, e podiam ser cruéis, invejosos ou caridosos.
Os Templos representavam a moradia dos deuses na Terra. Normalmente era construídos uma torre de escadas chamada zigurate ("prédio alto"). Nas salas dos templos, os sarcedotes realizavam diferentes rituais religiosos: Sacrifício de animias, práticas mágicas e oferenda de estátuas aos deuses.
- As grandes contribuições da Mesopotâmia