sexta-feira, 4 de março de 2011

Os Hominídeos

 Fazemos parte de um grupo de mamíferos, chamados primatas, que surgiu na África há cerca de 70 milhões de anos. De acordo com os fósseis até então encontrados, chegou-se à conclusão de que os primeiros primatas tinham o tamanho de um rato, alimentavam-se de insetos, ou animais um pouco maiores, e sua aparência lembrava os lêmures atuais.
Os primatas deram orgiem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas. Os mais antigos desses hominídeos foram os australopithecus ou "macacos do sul" (viviam no sul da África). Os australopithecus já andavam eretos sobre os dois pés e tinha pouca habilidade nas mãos. Eles alimentavam-se basicamente de vegetais.
Em 1974 , na Etiópia, descobriu-se o esqueleto de um australopithecus quase completo, de 3 milhões de anos. Depois de se comprovar que se tratava de uma mulher, o esqueleto foi batizado com o nome de Lucy, porque no momento da descoberta, os arqueólogos estavam ouvindo a canção Lucy in The sky with diamonds, The Beatles

Veja também: 
América: O milho, da América para o mundo (Parte 1)