domingo, 6 de março de 2011

Os caminhos para a América


Os primeiros habitantes da América não eram originários do própio continente. Com base nos estudos, os pesquizadores elaboraram diferentes explicações sobre a origem do homem americado. As principais explicações são:
  • O estreiro de Bering: um caminho gelado
    a
    s terras americanas começaram a ser povoadas quando os primeiros grupos humanos, vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering.
Essa travessia teria ocorrido na última glaciação, período em que o Estreito de Bering estava coberto de gelo, unindo o continente americado com o asiático. Os grupos humanos que chegaram á América por esse caminho desconheciam a navegação e fizeram o trageto a pé, provalvelmente perseguindo grandes animais.
Os pesquizadores que defendem essa explicação baseiam-se no estudo de fósseis e armas de pedra muito antigos, descobertos em síteos arqueológicos da América do Norte. Segundo eles, a ocupação ocorreu há cerca de 12 mil anos. Descobertas mais recentes, no entando, indicam que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou 50 mil anos.
  • Caminhos diversos: por terra e por mar
Outra explicação é a de que o povoamento do continente teria começado quando grupos humanos partiram das ilhas da Polinésia e Oceania, em pequenas embarcações, e chegaram à América do Sul navegando pelo Oceano Parcífico. Mais tarde, esses povos teriam se espalhado pelo continente americamo.
Os defensores dessa explicação também aceitam que os povos asiáticos chegaram à América atravessando o Estreito de Bering. Mas, para eles, não é correto afirmar que esse foi o único caminho utilizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.