domingo, 6 de março de 2011

Mudanças Climáticas

Por volta de 10 mil anos atrás, a elevação da temperatura na Terra provocou o derretimento de grande parte da camada de gelo que cobria o espaço terrestre. O clima tournou-se mais quente e úmido. Essas alterações climáticas causaram muitas mudanças no ambiente.
  • O aumento do volume das chuvas e da umidade levou à formação de vastas áreas florestais e à destruição dos antigos habitats dos grandes animais, as savanas. Essa mudança no clima afetou também a África, mas lá, pelo contraio, os animais conseguiram se deslocar para outras áreas de savanas e sobreviveram. Por isso hoje, existem elefantes no continente africano, enquando seus antepassados, o mamute e p mastedonte, desapareceram nas Américas.
  • A ampliação das florestas e a redução das passagens provocaram a fome e a extinçaõ de muitos animais, como os mamutes, os mastedontes, as preguiças-gigantes e os gliptodontes (uma espécie de tatu gigante). Apenas os animais menores sobreviveram nas Américas. A anta, por exemplo, com no máximo 2 metros de comprimento, é o maior mamífero terrestre da América do Sul.
Essas mudanças climáticas provocaram alterações na forma de vida dos seres humanos, que tiveram que se adaptar para sobreviver

Um comentário:

  1. Mais eu queria fotos demudanças climáticas...
    Por acaso vocês não tem???

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.