☼ A origem dos hebreus
A principal fonte histórica para o estudo do povo hebreu são os cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco (ver imagem).
Segundo a Bíblia, Abraão era um velho pastor nômade que vivia na Mesopotâmia com sua família. Um dia, Deus o chamou e mandou que ele partisse dali com todos todos os membros de seu grupo e bens e fossem à procura de uma terra onde houvesse pastagens melhores para seu rebanho. Isso aconteceu, segundo estudiosos, por volta de XVIII a.C. Então, Abraão partiu para a Palestina (chamada de Canaã), em busca da Terra Prometida.
Uma vez estabelecidos nessa terra, os hebreus continuaram como pastores nômades, organizados em grupos familiares, chefiados por anciãos que receberam o nome de patriarcas. Os primeiro patriarcas foram Abraão, seu filho Isaac e Jacó, filho de Isaac, que teve seu nome mudado para Israel. Os descendentes de Jacó passaram a ser chamados de israelitas.
☼ A transferência para o Egito
Ainda segundo a Bíblia, um período de seca prolongado obrigou Israel e seus descendentes a emigrar para o Egito, na época governado por um povo estrangeiro, os hicsos.
Enquanto durou o domínio dos hicsos, os hebreus desfrutaram de prosperidade. Mas, depois que os egípcios expulsaram os invasores e reconquistaram o poder, os hebreus foram acusados por eles terem colaborado com o invasor estrangeiro e foram transformados em escravos.
Por volta do ano de 1220 a.C., surgiu a figura de Moisés, filho de hebreus criado pela filha do faraó, que dizia ter sido orientado por Deus para livrar seu povo da escravidão no Egito e conduzi-lo de volta à Terra Prometida.
De acordo com a narrativa bíblica no livro de Êxodo (em grego, "saída"), a libertação dos hebreus foi precedida de muitos sinais, conhecidos como "as dez pragas do Egito".
Durante quarenta anps Moisés conduziu o povo em direção à Terra Prometida, atravessando o Deserto do Sinai (veja o mapa). Ao chegar aos limites do Canaã, Moisés morreu e a liderança do povo foi assumida por Josué.
Veja também a parte 2!
Veja também a parte 2!
Gostei! Apesar de bem resumido mas, cronologicamente correto. para quem não conhece esta história fica um pouco perdido nos pormenores. Aconselho para os que desconhecem que pesquise na bíblia,vale a pena!
ResponderExcluirTexto Maravilhoso, Parabéns!!!
ResponderExcluirPerfeito para o meu Trabalho de História do Direito.
Obrigada.
At: Núbia Martins.
:)