Grandezas físicas
São grandezas que podem ser medidas e contadas. Por exemplo, temperatura é algo que pode ser medido e contado, concorda? Em números! Já a saudade não é algo que pode ser medido e contado em números.
As grandezas físicas descrevem as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos. Na física, são divididas em duas:
Escalar: é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física. Exemplos: massa, comprimento.
Vetorial: necessitam de uma representação mais precisa, com mais de uma unidade de medida, e uma representação espacial que determine o sentido, a direção, o módulo, etc. Exemplo: aceleração.
Grandeza vetorial
São representadas por um simbolo matemático chamado de vetor. Nele, encontramos características sobre o corpo ou móvel, como:
Módulo: que representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza.
Direção e sentido: determinam a orientação da grandeza
Fontes |
Para representar um vetor, pegamos uma letra qualquer e sobre ela colocamos uma seta.
Para representar o módulo de um vetor, geralmente colocamos junto ao vetor, o simbolo matemático que representa o módulo ( | | )
Sistema de unidades de medidas básicas
Notação científica (potências de dez)
Usamos potências de dez porque existem números muito grandes que nossos sentidos não estão acostumados. Ex: uma célula tem cerca de 2.000.000.000.000 de átomos. Representar esses números da forma que estão e fazer cálculos com eles levaria tempo, podendo até mesmo causar confusão.
Qualquer número pode ser expresso como produto de um número entre 1 e 10, por uma potência de dez adequada. Exemplos
62.300 = 6,23 x 104
0,000002 = 2 x 10-5
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de comentar siga nosso blog!
Somente usuários cadastrados terão pergunta respondidas pelo autor.